Estónia

Informações gerais

A ESTÓNIA

A música e a madeira têm uma forte presença na cultura dos estónios. Grande parte das casas ainda mantém presente a tradição. E há uma razão de ser: metade do território é ocupada por floresta. E é no meio da natureza que sepultam os grandes vultos da nação. É uma homenagem a escritores, jornalistas, desportistas e até ao Presidente. Culturas de um povo que é independente há 15 anos e europeu desde 2004.
A língua oficial da Estónia é o Estónio. Além do Estónio também são falados e compreendidos por grande parte da população: o finlandês, o inglês, o russo e o alemão.
A população da Estónia caracteriza-se pela existência de uma significativa maioria de estónios (dois terços da população), e por um forte contingente de origem russa (28,1%). Existem ainda grupos minoritários como os ucranianos (2,5% da população), bielorussos (1,5%) e finlandeses (1%). A maioria da população (76% ) vive em centros urbanos, cerca de um terço vive em Tallin e nos seus arredores.

GEOGRAFIA

Situa-se na Europa de Leste, é um dos três países bálticos constituído por uma porção continental e um grande arquipélago no Mar Báltico.
Faz fronteira a norte com o Golfo da Finlândia e, através dele, com a Finlândia, a leste com a Rússia, a sul com a Letónia e a oeste com o Mar Báltico. A Capital é Tallinn.
Estónia contém mais de 1 400 lagos, numerosos pauis, e 3 794 km de costa recortada com numerosas baías, estreitos e enseadas. O número de ilhas e ilhotas está estimado em cerca de 1 500, sendo que duas delas são suficientemente grandes para constituir condados: Saaremaa e Hiiumaa.
O clima é húmido e temperado.

 
 
POLÍTICA

A Estónia é uma República Parlamentar. O Chefe de Estado é o Presidente, que é eleito pelo Parlamento, por mandatos de 5 anos. O Presidente da República para além da representar o Estado, pode vetar leis e dissolver o Parlamento em determinadas ocasiões. O poder executivo é exercido pelo Primeiro Ministro, nomeado pelo Parlamento, pelo partido, ou partidos mais votados.
O Parlamento é composto por 101 deputados. Dois terços são eleitos pelo método proporcional e o terço restante pelo método maioritário, em círculos uninominais. O seu mandato dura 4 anos.


ECONOMIA

Após a independência, alcançada em 1991 a Estónia adoptou uma política visando a implementação de uma economia de mercado, com grande sucesso. Os seus indicadores económicos têm melhorado de ano para ano, com elevadas taxas de crescimento. Os sectores ligados à fileira florestal (produção de madeira e pasta de papel) são bastante importantes, mas o sector com maior peso na economia é o turismo (responsável por 15% do PIB). A produção de máquinas e equipamentos industriais também são sectores em destaque.

EDUCAÇÃO

Na Estónia a escolaridade é obrigatória até ao 9º ano tal como em Portugal. As despesas do ensino são suportadas pelo Governo que paga até os livros.
Em 2004 havia 240 escolas de ensino secundário, 54 profissionais e um sem número de escolas lúdicas também pagas pelo Estado. As lúdicas, também conhecidas como extra curriculares, são herança soviética, existem para que os jovens possam desde cedo experimentar novas actividades e perceber no que são realmente bons.
No curriculum, têm de estudar várias línguas, o russo deixou de ser obrigatório, o inglês passou a ser prioridade. No desporto é obrigatório aprender a nadar, na área da criatividade todos aprendem a tocar piano e a cantar.
Não há registo de analfabetismo na Estónia. Orgulham-se de ser um povo letrado desde o Século XIX, altura em que todos os agricultores já subscreviam o jornal.


RELIGIÃO

A população estónia é maioritariamente Cristã (80% de luteranos)

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto