Luxemburgo

Informações gerais

O LUXEMBURGO

O Luxemburgo é um pequeno país situado na Europa Ocidental entre a Alemanha, França e Bélgica a sua história começa em torno do castelo do Luxemburgo, o qual desenvolveu uma vila à sua volta que gradualmente se desenvolveu transformando-se num ponto estratégico.
Somente em 1867 a independência do Luxemburgo foi formalmente ratificada, depois de enfrentar breves períodos turbulentos, causados por planos de anexação do Luxemburgo à Bélgica, França e Alemanha. A perpétua independência foi confirmada pelo segundo Tratado de Londres.
O Luxemburgo foi um dos países criadores da União Europeia (na altura CEE), as suas línguas oficiais são o Francês, Alemão e Luxemburgês.
No Luxemburgo os Portugueses representam 16% da população total. 
No Luxemburgo as pessoas gostam muito de andar de bicicleta e têm cerca de 460 km de estrada para ciclistas. Os caminhos que percorrem têm paisagens muito variadas, como por exemplo: castelos, rios, etc.

GEOGRAFIA

A sua capital é a cidade de Luxemburgo, sendo ela a maior cidade do país. É constituído por 3 distritos subdivididos em cantões A norte do país, a parte das Ardenas é constituída por colinas e montanhas sendo o ponto mais elevado Buurgplaz, com 559 m. Todo o país é coberto por colinas.

POLÍTICA

O Grão-Ducado do Luxemburgo é uma monarquia constitucional com regime democrático-parlamentar. O poder executivo, que pertence ao Grão-Duque, é exercido pelos membros do Governo sob a direcção e orientação do Primeiro-Ministro, o qual é responsável perante o Parlamento. A Câmara dos Deputados representa a nação e os seus membros são eleitos por um período de cinco anos por sufrágio universal directo.
Os projectos de legislação podem ser apresentados tanto pelo Grão-Duque como pela Câmara de Deputados. Assiste ao Grão-Duque, como órgão consultivo, o Conselho de Estado, sendo o seu parecer imprescindível para que qualquer projecto de lei possa ser objecto de um voto definitivo.
Administrativamente o Luxemburgo encontra-se subdividido em três distritos, doze cantões e cento e dezoito municipalidades.

ECONOMIA

Sendo o Luxemburgo um país europeu a sua moeda é o Euro.
A economia Luxemburguesa assenta na sua maioria na área dos serviços,  mais de 80% da população activa trabalha neste sector.
Um dos principais factores de desenvolvimento da economia luxemburguesa é o influxo de capitais estrangeiros, que mais do que compensa o forte (e natural) défice comercial.
A taxa de desemprego no Luxemburgo situou-se, no final de 2006, abaixo dos 5%, o que constitui um dos valores mais baixos na União Europeia.
O Luxemburgo é o país da União Europeia que regista os maiores níveis de rendimento per capita e de produtividade por trabalhador. O rendimento nacional bruto per capita no Luxemburgo foi o mais elevado no mundo em 2005 (dados do Banco Mundial).
Outra dimensão exemplar da economia luxemburguesa é a relativa equidade na distribuição do rendimento e os níveis reduzidos de risco de pobreza.
Embora o Luxemburgo, como todos os membros da União Europeia, tenham sofrido influência das dificuldades da economia mundial, o país manteve uma taxa de crescimento razoavelmente forte e usufrui de um alto padrão de vida.

EDUCAÇÃO

A educação em Luxemburgo baseia-se na importância da educação multilíngue desde cedo: no primeiro ano da escola primária (duração de 6 anos), aprendem alemão e no segundo ano começam a aprender francês, de modo que compreendem (falam e lêem) três línguas no final do ensino primário. No secundário (duração de 7 anos) os alunos aprendem também inglês e após quatro anos podem igualmente escolher entre italiano, espanhol ou português, como opção.
Outra medida é o encaminhamento de alunos para o ensino técnico, como medida contra o abandono escolar efectuado, principalmente pelos alunos que são filhos de imigrantes.

RELIGIÃO

Desde 1979, é proibido reunir estatísticas sobre práticas religiosas. Porém estima-se que 87% da população segue a doutrina católica, enquanto que os outros 13% consistem em Protestantes, Ortodoxos, Judeus e Muçulmanos.

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto