Bulgária

Informações gerais

A BULGÁRIA

A Bulgária é um pequeno país (110,994 km2) localizado na Europa do Leste, nas Montanhas das Balcãs, com o Mar Negro fazendo-lhe fronteira a leste. O povo búlgaro goza de uma maravilhosa natureza e clima continental. As cidades mais importantes são Plovdiv, Varna, Burgas e Sofia, a capital. Fundada no ano de 681, a Bulgária serviu como a maior participante na vida política das Balcãs durante sete séculos.
A Bulgária é membro da NATO desde 2004 e aderiu à União Europeia em 2007

GEOGRAFIA

A Bulgária é composta pelas regiões clássicas da Trácia, Moésia e Macedónia. O sudoeste do país é montanhoso e contém o ponto mais elevado da península Balcânica, o Musala, com 2 925 m. A cordilheira dos Balcãs atravessa o centro do país de leste a oeste, a norte do famoso vale das Rosas. Há regiões de planície e colinas a sueste, ao longo da costa do mar Negro e nas margens do rio principal da Bulgária, o Danúbio, a norte. Outros rios importantes são o Struma e o Marica, no sul do país.
O clima búlgaro é temperado, com invernos frios e úmidos e verões mediterrânicos, quentes e secos.
A península Balcânica recebe o seu nome da cordilheira dos Balcãs, conhecida em búlgaro como Stara Planina, que percorre o centro da Bulgária e chega até ao leste da Sérvia.

POLÍTICA

Após o término da Segunda Guerra Mundial, a Bulgária ficou sob a influência da União Soviética tornando-se uma república popular em 1946. O governo comunista terminou em 1990, quando o país teve eleições com a participação de diversos partidos.
A Bulgária foi o único país das Balcãs que fez a sua mudança política no final dos anos 80 e início dos anos 90, de forma pacífica e sem vítimas humanas (comparando com a Roménia ou a ex-Jusgoslávia)

ECONOMIA

A economia de Bulgária contraiu-se consideravelmente após 1989, com a decadência da União Soviética e, conseqüentemente, a diminuição do acesso ao mercado soviético. Durante a Guerra Fria, a economia bulgara ficou bastante dependente da URSS. O padrão de vida dos bulgaros caiu 40% em relação aos níveis pré-1990, somente retornando ao antigo patamar em junho de 2004.
As sanções economicas da Organização das Nações Unidas (ONU) à Iugoslávia e o Iraque também prejudicaram a economia bulgara. Os primeiros sinais da recuperação da economia aconteceu em 1994, quando o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu e a inflação caiu. Entretanto, em 1996, a economia da Bulgária sofreu uma crise devido às reformas econômicas e a instabilidade do sistema bancário.
Desde 1997, o país passa por um período de recuperação, com o PIB crescendo numa taxa entre 4-5%, propiciando uma estabilidade macroeconomica. Estas condições fizeram com que a União Européia aceitasse o ingresso da Bulgária em 2007. O atual governo, eleito em 2001, prometeu manter os objetivos fundamentais da política econômica adotados pelo governo anterior, em 1997. Ou seja, retendo a moeda corrente, aprofundando políticas financeiras, a aceleração das privatizações e prosseguir as reformas estruturais. Porém, o governo enfrenta ainda o elevado desemprego e os baixos padrões de vida.

EDUCAÇÃO

A organização do sistema de ensino acontece a quatro níveis nacional, regional, municipal e escolar, sendo que cabe ao Ministério da Educação e da Ciência (MEC) a planificação das grandes linhas do sistema educativo bem como a sua alteração através de programas de longo curso ou operacionais.
Os municípios são responsáveis pelas políticas educativas a seguir no ensino obrigatório  e no pré-escolar, bem como da sua manutenção e financiamento. A autonomia das escolas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. O conselho de professores, a direcção de gestão e os professores regentes (head teachers) constituem os corpos administrativos das escolas e têm competências ao nível do ensino, organização, metodologias e gestão. As inspecções para avaliação do desempenho educativo das escolas são realizadas por inspectores do MEC.
Cabe ao MEC a definição de um currículo base para o ensino obrigatório. O secundário superior tem algumas das disciplinas de base do ensino obrigatório e outras que, sendo obrigatórias ou opcionais, são escolhidas e leccionadas de acordo com a especialização da escola.
O ensino técnico e profissional inclui um currículo obrigatório comum e disciplinas práticas de acordo com a área de estudos da escola. 

A escolaridade obrigatória inicia-se com o ensino básico, que inclui o primário e secundário inferior, e abrange o secundário superior sendo totalmente gratuita. Não há retenção no primeiro ano do ensino básico e no final do quarto ano os alunos  recebem um diploma de conclusão de estudos primários automaticamente ingressando no secundário inferior composto por mais quatro anos.
No final deste ciclo, ou seja, no 8º ano os alunos recebem um certificado de conclusão da Educação Básica, sem que para isso seja necessária a realização de exames finais, que os habilita ao ingresso no secundário superior. A conclusão do secundário inferior ao nível profissional leva à obtenção de um certificado de qualificações inferiores, em relação aos anteriores.
Ao nível do secundário superior existem três possibilidades de escolha, o ensino geral que inclui as escolas especializadas, por exemplo em línguas, e que tem a duração de 4 a 5 anos, o ensino técnico com igual duração e o profissional de apenas três anos, mas correspondendo aos 9º, 10º e 11º  anos do sistema educativo português. Todos estes níveis só são completados depois da aprovação do aluno em exames finais com os quais recebe o respectivo certificado de qualificação.
Ao nível do ensino superior existem na Bulgária instituições não-universitárias, universidades superiores e especializadas em determinadas áreas, designadamente academias ou institutos.  O acesso a este nível de ensino faz-se segundo as condições estabelecidas pela própria instituição, sendo que estas poderão ir desde a mera apresentação do certificado de conclusão do secundário superior à realização de exames escritos ou a selecção baseada nas classificações obtidas pelos alunos nos graus de ensino anteriores.
O ensino não universitário conduz à obtenção de um diploma de especialista, aos cursos com duração de pelo menos quatro anos é conferido o grau de bacharelato. Os cursos universitários com duração de cinco a seis anos levam à obtenção do grau de mestrado que também pode ser obtido pelos alunos de bacharelato sendo que para tal seja necessária a frequência de mais um ano de estudos. Os mestrados habilitam os alunos à iniciação dos cursos de doutoramento que perfazem três anos de estudos.

RELIGIÃO

Católicos ortodoxos: 70,4%
Mulçumanos: 11,8%
Protestantes: 8,2%
Ateus: 7,8%
Católicos romanos: 1,1%
Sem filiação/outros: 0,7%.

 

 

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto