Áustria

Informações gerais

A ÁUSTRIA

A  Áustria situa-se no sul da Europa Central e ocupa tanto os Alpes do leste, que se estendem por quase dois terços do território, como a região do rio Danúbio. Devido à sua localização, o país sempre foi um ponto de encontro entre as vias de trânsito que ligam as grandes áreas económicas e culturais da Europa.

GEOGRAFIA

A Áustria está situada na Europa Central. Geograficamente o seu território engloba os Alpes Orientais (que cobrem dois terços da superfície) e a região do Danúbio. Tem uma superfície de 83.858 km2 e tem fronteiras com a Alemanha, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia, Itália, Suiça e Liechtenstein.
O oeste e sul da Áustria estão situados nos Alpes, o que faz do país um destino bem conhecido por seus esportes de inverno. A montanha mais elevada é o Grossglockner, com 3 798 metros, seguida pelo Wildspitze (3 774 m).
O norte e o leste do país são na sua maior parte terreno ondulado. O clima é temperado, com invernos frios e verões frescos.

ECONOMIA

A Áustria é um país industrializado extremamente desenvolvido, com uma participação significativa do sector de serviços. Enquanto o sector primário contribui com 2% e o sector secundário com 33%, o sector de serviços é responsável, com 65%, por uma parte substancial do PIB austríaco. Os segmentos industriais mais importantes são o mecânico e o siderúrgico, o químico e o automotivo (principalmente, produção de motores e engrenagens). No que se refere à tecnologia electrónica, a Áustria conseguiu reputação internacional sobretudo pelos seus produtos electrónicos feitos sob medida. A economia austríaca destaca-se pelo grande número de pequenas empresas: apenas 160 empresas empregam mais de mil pessoas.
Entre os sectores económicos, a agricultura e a indústria alimentícia tiveram de lidar com as maiores mudanças nos últimos anos em decorrência da adesão à União Europeia. Os grandes recursos em matéria-prima e energia fazem da Áustria o nono maior exportador mundial de energia. O potencial de energia hidráulica tem sido constantemente aproveitado. Na União Europeia, a Áustria é o primeiro país nesse sector e é também um Estado livre de energia atómica. Além disso, a Áustria é conhecida por lidar de modo especialmente eficiente com a utilização de energia, o que se reflecte num consumo per capita (por ex., o consumo de electricidade) nitidamente menor do que nos países da OECD (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento) e nos Estados Unidos.
Como país voltado para a exportação, a Áustria desenvolveu um comércio exterior altamente diversificado e diferenciado, mantendo parcerias comerciais com 150 países. Graças a essa globalização da economia austríaca, à adesão à União Europeia em 1995, bem como às medidas preparatórias para a ampliação da UE em 2004, o volume de exportações (de produtos e serviços) medido em relação ao PIB recuperou-se nos anos 90, ultrapassando já no ano 2000 a marca dos 50%. Dois terços do comércio exterior é realizado com os países da União Europeia. Após as mudanças no Leste Europeu, a Áustria tornou-se um dos investidores mais importantes nessa região. A partir de 1989, as exportações de produtos austríacos para os países da Europa Central e do Leste Europeu triplicaram.
Os segmentos de turismo e lazer possuem uma importância fundamental para a economia austríaca. Esse sector económico contribui de maneira fundamental para garantir a renda e os empregos e para equilibrar o desempenho económico. A participação directa do turismo no PIB em 2001 foi de 9%. No que se refere ao turismo internacional, a República dos Alpes e do Danúbio continua sendo um dos países com maior fluxo turístico do mundo. Com 18,2 milhões de visitantes estrangeiros, a Áustria detém o 10º lugar entre os destinos de viagem mais concorridos e até mesmo o 8º em relação às receitas provenientes do turismo. Considerando-se o número de turistas por habitante, a Áustria continua sendo o destino turístico mais visitado do mundo.

POLÍTICA

A Áustria é uma república parlamentarista. O parlamento é bicameral, composto pelo Conselho Nacional (Nationalrat), com 183 membros e pelo Conselho Federal (Bundesrat), com 64 membros. 

EDUCAÇÃO

Segundo a Lei austríaca, qualquer indivíduo tem direito a frequentar uma escola privada. As escolas privadas existem a todos os níveis da educação, primário e secundário, geral e profissional. No entanto a educação é principalmente assegurada pelo sector publico, o que explica que existam muito poucas escolas privadas e muito poucos alunos a frequentar essas instituições.

RELIGIÃO

78% dos austríacos são católicos e 5% protestantes

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto