Chipre

Informações gerais

O CHIPRE

O Chipre é uma ilha situada no Mediterrâneo oriental, ao sul da Turquia, país que é o território mais próximo, seguindo-se a Síria e o Líbano, a leste. Segundo a lei internacional, a ilha, no seu todo, é um país independente, mas de facto encontra-se dividida entre os dois terços a sul, Chipre propriamente dito, e a República Turca de Chipre do Norte, ocupando o terço norte da ilha, reconhecida apenas pela Turquia.

GEOGRAFIA

Chipre é uma das grandes ilhas do Mediterrâneo (juntamente com a Sicília, Sardenha, Córsega e Creta), a mais oriental de todas, localizada entre a costa sul da Anatólia e a costa mediterrânica do Médio Oriente. Geograficamente, pertence à Ásia, embora culturalmente seja um misto de elementos europeus e asiáticos, com os europeus a predominar, dado o seu passado grego e os dois terços actuais de população de origem grega.
A ilha é montanhosa, com duas zonas acidentadas separadas por um vale amplo (a Mesaoria), onde se ergue a capital, Nicósia. A sudoeste erguem-se os montes Troodos, que albergam o ponto mais elevado da ilha, o monte Olimpo, com 1 953 m de altitude. A norte erguem-se os montes Kyrenia, uma cordilheira bastante estreita que começa na costa norte e que se prolonga para leste na longa península que confere à ilha a sua forma característica. Há também pequenas planícies costeiras no sul.
Nicósia é a maior cidade e a capital quer do estado reconhecido internacionalmente, quer da República Turca de Chipre do Norte. Outras cidades importantes são Limassol na parte grega e Famagusta na parte turca.

POLÍTICA

Chipre é uma República, com um sistema presidencialista de governo. O Presidente é o Chefe de Estado e de Governo, nomeando e liderando o Conselho de Ministros, que exerce o poder executivo. O Presidente é eleito por 5 anos, por sufrágio directo e universal. O poder legislativo é exercido pela Câmara dos Representantes. Os deputados são eleitos democraticamente por um sistema uninominal, de 5 em 5 anos. Os deputados são só cipriotas gregos. Os representantes da denominada “República Turca do Norte de Chipre” não são reconhecidos internacionalmente.

ECONOMIA

A economia de Chipre está claramente afetada pela divisão da ilha em dois territórios. Tem uma economia altamente vulnerável, mais estabilizada depois da entrada na União Européia, com uma forte dependência do setor serviços e problemas de isolamento com respeito ao resto de Europa.
Nos últimos vinte e cinco anos, Chipre passou a depender da agricultura (onde só a produção de cítricos tem relativa importância comercial), a ter uma estrutura mais conforme com o contexto europeu, com uma presença importante do setor industrial que sustenta a maior parte das exportações e emprega ao 25% da população. Cerca do 70% depende do setor serviços, e em concreto do turismo. A localização geográfica cerca de Oriente Médio provoca grandes oscilações de ano em ano ao tempo de converter-se em destino turístico. A frota de navios com matrícula chipriota é a quarta mais importante do mundo e reporta volumosos rendimentos.

EDUCAÇÃO

O Chipre tem a maior taxa de licenciados e doutorados no estrangeiro de toda a União Europeia. Para isso, contribui o facto da universidade do país ter menos de 20 anos.
A Inglaterra, a Grécia ou os Estados Unidos são os destinos preferidos dos alunos cipriotas. As escolas sabem que estão a preparar estudantes para algumas das universidades mais exigentes do Mundo. E acreditam que o envolvimento em projectos europeus de educação é o melhor caminho.
Para os alunos, o maior problema do sistema de ensino são as línguas. Para prepararem a entrada nas universidades fora do Chipre quase todos têm aulas particulares.
Aos 15 anos, os alunos cipriotas têm 17 disciplinas. Além da Geografia, da História e da Matemática, aprendem Economia Doméstica, Religião e Música.

RELIGIÃO

Cristianismo 93,3% (ortodoxos gregos 92%, maronitas 1,3%), outros 6,7%

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto