Eslovénia

Informações gerais

A ESLOVÉNIA

Eslovénia é um pequeno país da Europa Central, limitado a norte pela Áustria, a leste pela Hungria, a leste e a sul pela Croácia e a oeste pela Itália e pelo Mar Adriático.A sua capital é a cidade de Liubliana. Faz parte da UE desde 2004

GEOGRAFIA

Encontram-se na Eslovénia quatro grandes regiões geográficas europeias: os Alpes, a área Dinárica, a planície da Panónia e o Mediterrâneo. O ponto mais elevado da Eslovénia é o monte Triglav (2 864 m) e a altitude média do país é de 557 m acima do nível do mar. Cerca de metade do país (10 124 km²) está coberta por florestas, o que torna a Eslovénia no terceiro país europeu mais florestado, depois da Finlândia e da Suécia. Ainda podem ser encontrados restos das florestas primevas, os maiores dos quais situam-se na área de Ko?evje. Pastagens cobrem 5 593 km² do país e prados e jardins 2 471 km². Também existem 363 km² de pomares e 216 km² de vinhedos.
O clima é mediterrânico na costa, alpino nas montanhas e continental com verões entre suaves e quentes e invernos frios nos planaltos e vales do leste do país. As temperaturas médias são de -2ºC em Janeiro e 21ºC em Julho. A precipitação média é de 1000 mm na costa, 3500 mm nos Alpes, 800 mm na região sueste e 1400 mm na Eslovénia central.

POLÍTICA

A Eslovénia é uma República Parlamentar. A função legislativa é realizada pelo Parlamento, composto por duas câmaras: a Assembleia Nacional, formada por 90 deputados e o Conselho Nacional formado por 40 conselheiros, com poderes mais reduzidos. O Primeiro Ministro é eleito pelo partido ou partidos mais votados para a Assembleia Nacional. O método de eleição para a Assembleia Nacional é misto, ou seja 38 deputados são eleitos por maioria, 1 é eleito pela minoria Húngara, outro pela minoria Italiana e os restantes 50 são eleitos pelo método proporcional, todos por um mandato de 4 anos.
O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito, por períodos de 5 anos, por voto directo da população, sendo o representante do Estado esloveno no país e no estrangeiro, e chefe supremo das forças armadas.


ECONOMIA

A Eslovénia era uma das repúblicas que constituíam a Jugoslávia, tendo alcançado a sua independência em 1991. Mesmo durante este período, em que funcionou com um regime económico socialista moderado, sempre foi relativamente desenvolvida. Após 1991, a sua prosperidade reforçou-se, embora, curiosamente, o Estado ainda detenha um grande peso na economia comparativamente com muitos países da Europa de Leste. A sua base económica é muito diversificada, tendo os serviços e o turismo o papel de destaque. A indústria metalomecânica, a electrónica, o equipamento eléctrico e o material de transporte também têm grande relevância.

EDUCAÇÃO

Na Eslovénia todos os cidadãos sabem ler e escrever. O ensino é uma das principais apostas do governo da jovem democracia que desde 2004 integra a União Europeia. Noventa e oito por cento das escolas são públicas e gratuitas. O ensino de línguas estrangeiras e das teconologias da informação dominam o horário escolar.

RELIGIÃO

A população eslovena é maioritariamente Católica Romana (70.9%)
 

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto