Grécia

Informações gerais

A GRÉCIA

O território da Grécia é constituído pela Península Grega, muito recortada, e por numerosas ilhas, com uma superfície total de 131.625,5 km2. O seu relevo  caracteriza-se pelo contraste entre as montanhas elevadas (o Olimpo atinge os 2.917 m de altitude) e as planícies e águas azuis do Mar Mediterrâneo, repleto de arquipélagos. Encontram-se dispersas pelo Mar Egeu e pelo Mar Jónico mais de 2.000 ilhas, das quais apenas 136 são habitadas, sendo a maior, alongada e montanhosa, a ilha de Creta. A área cultivada representa 44% do território, estando 22% coberto de floresta. A Grécia é o único país da União Europeia que não possui fronteiras directas com outro Estado-membro, fazendo fronteira a norte com a Albânia, Bulgária e FYROM (Former Yugoslavia Republic of Macedónia) e a leste com a Turquia.
A Grécia tem uma população de 11 125 milhões de habitantes e uma densidade populacional média de 84 habitantes por Km2, uma das maiores dos países mediterrânicos. Tradicionalmente um país de emigração, o que explica o despovoamento dos campos, estima-se que os gregos que residem fora do país equivalem a 40% da actual população da Grécia, sendo os principais destinos de emigração os EUA, o Canadá, a Alemanha e a Austrália.

GEOGRAFIA

O país consiste de um território continental na extremidade sul dos Balcãs, da península do Peloponeso, separada do continente pelo canal de Corinto, e de numerosas ilhas, incluindo Creta, Rodes, Eubéia e os arquipélagos do Dodecaneso e das Cíclades no Mar Egeu, e das Ilhas Jónicas no Mar Jónico. A Grécia tem mais de 14 880 km de costas e uma fronteira terrestre de 1 160 km.
Cerca de 80% da Grécia é território montanhoso ou, pelo menos, acidentado. A maior parte do país é seca e rochosa. Só 28% da terra é arável. A Grécia Ocidental contém lagos e zonas úmidas. O Pindo, a cadeia montanhosa central, tem uma elevação média de 2 650 m. O lendário monte Olimpo ( Macedônia ) é o ponto mais alto da Grécia, atingindo 2 917 m acima do nível do mar.
O clima grego é semelhante ao português, com invernos suaves e úmidos e verões quentes e secos. As temperaturas só raramente atingem valores extremos, embora ocorra queda de neve nas montanhas e até mesmo em Atenas, em alguns invernos.

POLÍTICA

A Grécia é uma democracia parlamentar. O poder legislativo é exercido pelo Parlamento e pelo Presidente da República, o qual é responsável pela adopção e promulgação das leis. O Parlamento é constituído por 300 deputados que, com a excepção de 12, são eleitos por sufrágio universal e directo segundo um sistema proporcional. Os 12 deputados do Estado são nomeados pelos partidos políticos de acordo com a proporção dos votos recolhidos por cada partido. O poder executivo é exercido conjuntamente pelo Presidente e pelo governo. O Presidente, que é eleito pelo Parlamento por um período de cinco anos, nomeia o Primeiro-Ministro e, sob proposta deste, os outros Ministros.
A Grécia está dividida em 52 prefeituras e nas seguintes 13 regiões: Macedónia Oriental e Trácia, Macedónia Central, Macedónia Ocidental, Epiro, Tessálica, Grécia Ocidental, Grécia Central, Ática, Peloponeso, Egeu do Norte, Egeu do Sul, Creta e Ilhas Jónicas.

ECONOMIA

A agricultura grega, ocupando mais de um quarto da população activa, assenta na trilogia mediterrânica de trigo, vinho e oliveira nas planícies, e na criação de gado (ovino e caprino) nas montanhas. A Grécia é famosa por muitos dos seus produtos agrícolas, tais como o vinho, a azeitona, o azeite, o queijo, o tabaco, a avelã e o algodão. No litoral, a marinha mercante desempenha também um papel determinante (1.200 navios, ou seja 5% da frota marítima mundial). Até aos anos 60 a actividade industrial era ainda fraca e baseava-se nas empresas familiares. Desde então, a indústria grega registou progressos assinaláveis e a actividade industrial, da qual se destacam os produtos alimentares e bebidas, vestuário e calçado, madeiras, móveis, metalurgia e indústria química, representa uma parte significativa do crescimento contínuo no total das exportações do país.

EDUCAÇÃO

Na Grécia, o ensino é obrigatório para todas as crianças e todos os jovens entre os 6 e os 15 anos de idade. O sistema formal de ensino caracteriza-se por cursos de duração previamente fixada, possibilidade de repetição e atribuição de um certificado escolar, que constitui o reconhecimento oficial. Os estudantes de cada nível de ensino devem obrigatoriamente apresentar um diploma (certificado escolar, declaração de conclusão de um nível, etc.) para poderem transitar para o nível seguinte.

RELIGIÃO

Cristã (98% ortodoxos gregos), muçulmana (1%)
A Grécia actual é talvez, com a possível excepção de Malta, o Estado da União Europeia que mais se afasta do ideal de laicidade do Estado.
A própria Constituição é proclamada «em nome da Santíssima Trindade», sendo a religião predominante a religião ortodoxa grega, pertencente à Igreja Cristã Ortodoxa Grega (ICOG).

 

 

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto