Irlanda

Informações gerais

A IRLANDA

A Irlanda tem uma população de 4 200 milhões de habitantes e uma densidade média de 57 habitantes por km2. Desde o princípio do século passado até aos nossos dias a República da Irlanda tem tido uma corrente migratória muito elevada, especialmente para os EUA e para a Grã-Bretanha. A taxa de emigração do país é a mais elevada da Europa, estimando-se que o número de irlandeses que vivem fora do seu país corresponde a metade da população da República da Irlanda. A Irlanda tem cerca de 88.000 residentes estrangeiros, 68.000 dos quais são originários de países da comunidade, em especial do Reino Unido.

GEOGRAFIA

A República da Irlanda tem uma superfície total de 68.894,6 km2. Situada a  Oeste da Grã-Bretanha e separada pelo mar da Irlanda, a ilha é formada por uma planície de origem calcária situada na zona central e por um relevo de colinas e de elevações ao longo da costa. De costas muito recortadas, especialmente na parte Norte e Ocidental, onde se encontram uma série de grandes baías, é uma ilha baixa – as maiores altitudes pouco ultrapassam os 1.000 m. O clima, sujeito a influências marítimas, é oceânico, muito húmido, com chuvas abundantes repartidas por todo o ano e temperaturas médias moderadas.

POLÍTICA

A Irlanda é uma democracia parlamentar. O Presidente é o Chefe de Estado e é eleito por sufrágio universal por um período de sete anos. É ele quem nomeia o Primeiro-Ministro – investido pela Câmara dos Representantes perante a qual é responsável – e quem dissolve o Parlamento.
O poder legislativo compete ao Parlamento constituído por duas Câmaras: a Câmara dos Representantes e pelo Senado. A Câmara dos Representantes é composta por 166 deputados eleitos por sufrágio universal, para um mandato de cinco anos, segundo um sistema proporcional. O Senado é composto por 60 membros, onze dos quais são nomeados pelo primeiro-ministro, sendo os restantes eleitos por um colégio eleitoral representativo de grupos sócio-profissionais. Qualquer proposta de lei de revisão constitucional tem que ser aprovada pelas duas Câmaras e ratificada em referendo.


ECONOMIA

Depois de 1987, a economia irlandesa caracteriza-se pela sua grande abertura e por um crescimento médio anual de mais de 5% do PIB, claramente acima da média comunitária. O acelerado ritmo do desenvolvimento registado nas últimas décadas deve-se em grande parte às políticas destinadas a atrair o investimento externo, especialmente no domínio das novas tecnologias. Certas indústrias tradicionais como a indústria alimentar e a do papel apresentam também excelentes desempenhos. A agricultura é um sector importante da economia irlandesa, com destaque para a criação de gado e os lacticínios. O turismo, a pesca tradicional e as conservas são também sectores relevantes.

EDUCAÇÃO

Há muito que a educação na Irlanda é vista como um o ponto basilar do desenvolvimento nacional. De modo geral o sistema educativo irlandês divide-se em três níveis de ensino: primário, com duração de oito anos; pós-primário, constituído por dois ciclos de três e dois ou três anos, e superior.
Tal como na maior parte dos países da União Europeia, é aos seis anos de idade que as crianças iniciam o ensino obrigatório. No entanto, o sistema educativo permite aos pais anteciparem o início da escolaridade dos filhos para os quatro anos, algo que acontece a 49% das crianças em idade escolar. Esta particularidade origina a que o ensino primário seja considerado um ciclo de estudos de oito e não de seis anos.
O ensino pós-primário tem, geralmente, seis anos de duração divididos em dois ciclos (júnior e sénior) e abrange alunos dos 12 aos 18 anos de idade. O fim do ensino obrigatório dá-se após a conclusão dos três anos que compõem o ciclo júnior ou assim que o aluno complete 16 anos. Note-se que os alunos que ingressam no sistema de ensino aos quatro anos terminam o ensino obrigatório com 11 anos de estudo, um número que desce para os nove entre os iniciam a escolaridade obrigatória na idade determinada, ou seja, aos seis.
O ciclo sénior do ensino pós-primário pode ter dois a três anos de duração dependendo da vontade do aluno em frequentar um ano opcional (o terceiro) designado por Ano de Transição. Este ano, obedece a um currículo especial organizado pela escola e faz parte da oferta educativa de cerca de 70% dos estabelecimentos de ensino. A tónica neste Ano de Transição é posta no desenvolvimento pessoal e social, bem como na promoção de competências técnicas e académicas gerais.
Nos dois primeiros anos do ciclo sénior os alunos frequentam um programa de preparação para o fim de estudos. Existem três programas à escolha do aluno com currículos específicos (ver Currículos).
O ensino superior tem lugar em universidades, institutos de tecnologia, colégios de educação e instituições privadas. As universidades oferecem cursos de três, quatro e cinco anos. Os institutos de tecnologia oferecem cursos de “certificado” de dois anos, cursos de “diploma” de três ou licenciaturas de quatro anos. Os estudantes que completem cursos de formação para professores nos colégios de educação obtêm um diploma de bacharelato. Existe ainda um grande número de colégios privados direccionados para as áreas dos negócios e dos computadores.


RELIGIÃO

Cristã (94% católicos romanos, 3% membros da Igreja Irlandesa, 1% presbiterianos)

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto