Letónia

Informações gerais

A LETÓNIA

A população da Letónia é bastante heterogénea. A maioria da população pertence ao grupo dos letões que representa 56,5% e o segundo maior grupo é o dos russos com 30% da população. Existem, ainda, bielorussos (4,3%), ucranianos (3%) e polacos (2,6%), e outros grupos, mas bastante minoritários. De referir que em sete das oito maiores cidades da Letónia, os cidadãos de origem russa constituem a maioria da população.

GEOGRAFIA

A Letónia situa-se junto ao Mar Báltico, no nordeste da Europa. Faz fronteira com a Estónia a norte, com a Rússia a oeste, com a Bielorússia a sudeste e com a Lituânia a sul. A Letónia é banhada pelo Mar Báltico a ocidente, com uma vasta costa de 570 Km. O país é praticamente plano, pois grande parte do seu território está apenas 100 metros acima do nível do mar. As florestas cobrem mais de 45% do território da Letónia.

POLÍTICA

A Letónia é uma República Parlamentar, onde o Parlamento (Saeima) é o seu órgão mais importante, detendo o poder legislativo. O Parlamento é composto por 100 deputados, eleitos por períodos de 4 anos, todos pelo método proporcional. O partido ou partidos mais votados formam governo, escolhendo o Primeiro Ministro. Este nomeia o governo que é o órgão executivo.
O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito pela Saeima, por um mandato de 4 anos. O Presidente tem como principais atribuições a aprovação de leis, a nomeação do Primeiro Ministro e a representação do Estado no país e no estrangeiro


ECONOMIA

Após o restabelecimento da independência (entre 1941 e 1991 a Letónia fez parte da União Soviética), foi seguida uma política de diversificação e liberalização da economia letã. Dessa forma vários sectores têm no presente uma grande importância para a economia deste país, destacando-se a electrónica, a indústria química, a indústria alimentar, indústria madeireira, os têxteis e os sectores relacionados com as tecnologias da informação e comunicação. Contudo, o sector mais forte da economia letã é o dos Serviços Financeiros. De referir ainda que o porto de Ventspils está entre os 15 maiores da Europa.

EDUCAÇÃO

Durante cinco décadas, a Letónia esteve sob domínio soviético. A língua russa já não é obrigatória nas escolas, e a única tradição soviética que os alunos querem manter é a excelência nos resultados académicos.
No entanto, num país que elege a educação e os recursos humanos como prioridade, os alunos sentem que a Universidade não acompanha o nível de ensino do secundário. Os professores sentem-se desvalorizados pelos baixos salários, mas reconhecem que o tipo de ensino praticado tem vantagens em relação aos parceiros europeus


RELIGIÃO

Cristã (Luteranos 60%, Cristãos Ortodoxos 30%)

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto