Malta

Informações gerais

MALTA

A República de Malta é um pequeno país europeu, composto por um arquipélago de cinco cinco ilhas muito próximas, situadas a 93 km ao sul da Ilha da Sicília, a sudoeste da Itália, e a 290 km ao Norte da Líbia, na África.
Aproximadamente 50% da população vive em La Valleta a capital e maior cidade do Arquipélago, distribuindo-se a restante população por pequenas vilas e aldeias. A quase totalidade dos habitantes são malteses, um povo que é uma curiosa mistura dos vários povos que ocuparam as ilhas ao longo da História. Os Malteses descendem dos antigos Cartagineses e dos Fenícios, mas têm fortes laços com os Italianos.


GEOGRAFIA

Malta é um arquipélago constituído por 3 ilhas principais - Malta (78% do território, Gozo (21% do território) e Comino (1%), situado no Mediterrâneo Central, entre a Sicília e a Líbia. São ilhas vulcânicas, logo com terreno acidentado, mas sem grandes elevações. Na costa das várias ilhas existem praias, lagoas e lagunas.

POLÍTICA

Malta tem um clima mediterrâneo, com invernos amenos, verões quentes e secos, e chuvas de 510 mm em média. Cerca de 40% da terra é cultivada, principalmente com trigo, batata, tomate e vinhas.O turismo é também uma das principais fontes de renda. Maquinario, bebidas, fumo, flores, vinhos, artigos de couro e batatas representam as principais exportações.
Malta é uma República desde 1974, quando se alterou a Constituição que cortou os laços que ainda restavam entre Malta e o Reino Unido (do qual é independente desde 1961). O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito pela Câmara dos Representantes (Parlamento) por um período de 5 anos. O Presidente da República tem como principais atribuições a promulgação de leis, a nomeação do Governo e, em casos especiais, pode ordenar a dissolução do Parlamento. O poder legislativo é exercido pela Câmara dos Representantes, composta por 65 deputados, eleitos por sufrágio universal pelo método proporcional. No entanto, o partido mais votado, independentemente do número de votos que obtenha, tem sempre a maioria absoluta de deputados. O poder executivo é exercido pelo Primeiro Ministro que escolhe o seu Governo, nomeando deputados eleitos. O Governo e o Parlamento têm mandatos de 5 anos.

ECONOMIA

Malta é totalmente dependente das importações de energia, sendo que a manufactura electrónica e têxtil e o turismo (devido às atractivas praias das ilhas)são as suas principais fontes de rendimento.
Malta praticamente não tem recursos naturais, mas apesar disso o solo é muito fértil, sendo auto-suficente em muitos produtos agrícolas e peixe. Aproveitando a sua localização estratégica, Malta, é um dos principais centros de telecomunicações e logística de transportes do Mediterrâneo. O turismo é a principal fonte de receitas do arquipélago. Em forte desenvolvimento encontram-se também os serviços financeiros, as actividades portuárias e as indústrias de material de comunicação e mobiliária.

EDUCAÇÃO

Devido ao seu passado colonial, o sector estatal do ensino inspira-se primordialmente do sistema educativo britânico. O sistema educativo Maltês está dividido em três ciclos principais: ensino primário (dos 5 aos 11 anos de idade), ensino secundário (dos 11 aos 16), e ensino terciário (a partir dos 16). Os pais podem optar por enviar os filhos para um estabelecimento público, privado ou religioso. Cerca de 30% da população estudante frequenta, escolas do sector não público. Após dois anos, no sexto ano, os estudantes do “Junior College” apresentam-se a exame de matrícula nos níveis intermédio e avançado. Os alunos que passarem nesse exame podem avançar para o ensino superior, principalmente para a universidade.

RELIGIÃO

Em Malta a Religião oficial é o Catolicismo.

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto