República Checa

Informações gerais

A REPUBLICA CHECA

O país, anteriormente chamado Checoslováquia, separou-se da Eslováquia em 1993 após os acontecimentos que levaram à queda do Muro de Berlim.
Václav Havel foi o primeiro presidente da República Checa. Nos anos seguintes, a República Checa aderiu à Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em 1994, assinou o acordo de associação com a União Europeia em 1995, aderiu à NATO em 1999 e à União Europeia em 2004.
A língua Oficial é o Checo, embora os idiomas Eslavo e Alemão sejam frequentes.
A população deste país é bastante homogénea, pois os Checos constituem 94,4% dos habitantes. Existem, ainda algumas minorias, os eslovacos que representam 3% da população, os polacos (0,6%), os alemães (0,5%) e os ciganos (0,5%). A Boémia concentra a grande maioria dos habitantes.

GEOGRAFIA

A República Checa é um país da Europa Central sem saídas para o mar. O seu território faz fronteira a norte com a Polónia, a sudeste com a Eslováquia, a sul com a Áustria e a oeste com a Alemanha. É constituída por duas grandes regiões: a Boémia e a Morávia. A primeira, a oeste, é essencialmente plana, alternando planícies com colinas. Na Morávia, o panorama é muito diferente. Esta zona da República Checa é muito montanhosa e o terreno é acidentado, coberto por florestas e percorrido por muitos rios.

ECONOMIA

A República Checa após a instauração da democracia em 1989, adoptou uma economia de mercado, iniciando um intenso processo de liberalização e de privatizações. A transição foi bastante rápida e eficaz, devido ao facto de o país possuir uma forte tradição industrial, uma base económica diversificada e uma força de trabalho muito instruída. A República Checa possui e explora vários recursos minerais, onde se destacam o carvão, o mercúrio, o zinco e o ferro. As suas principais indústrias são a produção de maquinaria, a metalurgia, a indústria química, a indústria automóvel, o vidro e a produção de energia. A economia checa é fortemente exportadora. Os cereais e a beterraba sacarina são produzidos em grande quantidade, mas o seu peso na economia acaba por ser bastante inferior ao peso da indústria.

POLITICA

A República Checa é uma República Parlamentar. A sua organização política foi alterada em 1989, quando aboliu o comunismo e instalou a democracia e, em 1993, quando a República Checa e a Eslováquia se separaram (constituíam a Checoslováquia). O poder executivo é exercido pelo Governo, liderado pelo Primeiro Ministro, escolhido pelo Presidente da Republica, após indicação do partido ou coligação de partidos mais votados nas eleições para a Câmara Baixa do Parlamento. O Parlamento checo, que detém o poder legislativo, está dividido em 2 câmaras: a Câmara dos Deputados (Poslanecka snemovna) (Câmara Baixa) e o Senado (Câmara Alta) . A Câmara Baixa é composta por 200 deputados eleitos segundo o método proporcional, por mandatos de 4 anos. O Senado é composto por 81 senadores, eleitos por períodos de 6 anos, embora de 2 em 2 anos um terço do Senado seja renovado por novas eleições. Os senadores são eleitos pelo método maioritário, com os círculos eleitorais correspondendo às regiões administrativas da República Checa. O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito pelas duas Câmaras do Parlamento, por mandatos de 5 anos. Para além de funções de representação do Estado, o Presidente da República pode dissolver a Câmara de Deputados, nomeia o Primeiro Ministro e pode vetar leis.

EDUCAÇÃO

Na Constituição da República Checa, adoptada em 1992, encontram-se definidos os direitos básicos no campo da educação: livre educação em todos os níveis de ensino; apoio financeiro do estado; desenvolvimento de escolas privadas e confessionais; direito dos pais quanto às decisões sobre a educação dos filhos.
O nível de conclusão de estudos no ensino básico, secundário e universitário é muito elevado na República Checa, comparativamente com os padrões internacionais. O ensino é obrigatório, vigorando na República Checa a obrigatoriedade de frequência da escola básica até aos 15 anos de idade. Após a conclusão do ensino elementar, 52% dos alunos prosseguem a sua educação nas escolas de formação profissional e 48% ingressam no ensino secundário. 7,2% dos checos concluem estudos universitários.


RELIGIÃO

Cristã (40 % Católicos, 2.5% Protestantes), 40 % Ateus


 

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto