Suécia

Informações gerais

A SUÉCIA

A Suécia, de seu nome original  Sverige é  derivado de Reino dos "Swede", palavra do inglês antigo, derivada do norueguês antigo que significa "povo pertencente de nossa família".
O lema da Suécia é “För Sverige i tiden” que significa "Pela Suécia, com os tempos" em sueco
Não existe idioma oficial, o sueco é o idioma mais utilizado, as línguas minoritárias reconhecidas: finlandês, meänkieli, sami, romani, iídiche e lapão.
A Suécia é um estado membro da União Europeia (U.E.) desde o dia 1 de Janeiro de 1995.


GEOGRAFIA

Situada na península da Escandinávia, na Europa do Norte, a Suécia tem uma superfície de 449.964 km2 e faz fronteira a oeste e a norte com a Noruega e a noroeste com a Finlândia. É o mais povoado dos países nórdicos, apesar de metade do seu território ser constituído por florestas. Nas zonas rurais, relativamente planas, existem mais de 100.000 lagos, o maior dos quais é o Venern. A norte e no centro encontram-se os Alpes Escandinavos que se caracterizam exactamente por formas de tipo alpino com abundantes glaciares. A sua costa é profundamente recortada, orlada por milhares de ilhas. O clima da Suécia é caracterizado por Invernos rigorosos e Verões mais quentes e secos do que na Noruega.

ECONOMIA

No início deste século, a Suécia tinha uma economia predominantemente agrária e era um dos países mais pobres da Europa. No entanto, abundantes recursos domésticos em ferro, madeira e energia hidráulica, talentosos engenheiros e hábeis trabalhadores tornaram possível a rápida industrialização que transformou a Suécia num país moderno. A indústria transformadora tem hoje um papel preponderante na economia sueca e cerca de 40% da produção industrial do país destina-se à exportação. As indústrias mais relevantes são: a exploração de minérios de ferro, os produtos derivados da madeira e pasta de papel, as indústrias de construção naval, aeronáutica, automóvel, telecomunicações e as indústrias alimentares. A indústria mecânica representa cerca de 50% das exportações suecas.

POLITICA

A Suécia é uma monarquia constitucional, democrática, parlamentar. Enquanto Chefe de Estado, o Rei desempenha funções essencialmente protocolares. O poder executivo é exercido pelo Governo (Regeringen), que é responsável perante o Parlamento (Riksdag). O Riksdag unicamaral foi introduzido em 1971, é composto por 349 deputados eleitos por sufrágio universal para um mandato de quatro anos. A Suécia encontra-se dividida em 23 distritos e 288 municípios, os quais dispõem de conselhos eleitos por sufrágio universal, com responsabilidades ao nível do ensino, serviços públicos, habitação, actividades culturais e de lazer.

EDUCAÇÃO

Os princípios fundamentais do sistema educativo na Suécia são: o acesso de todos os cidadãos a uma educação equivalente, independentemente do sexo, de grupos étnicos, e de classe social; uma escola obrigatória (de nove anos) e uma escola secundária superior (de três anos) compreensivas, abertas a todos os jovens; a co-educação; a validade nacional dos currículos, tanto para a escola obrigatória como para a não obrigatória.
Nos grandes espaços políticos e económicos do mundo actual a utilização de uma língua de ampla comunicação é imprescindível. Alguns dados sobre o papel da língua inglesa na educação sueca comprovam bem a preocupação e o realismo com que o país planifica a formação dos seus jovens e da população em geral:
Na Escola Obrigatória
- Obrigatoriedade de aprendizagem da língua inglesa como primeira língua estrangeira, geralmente a partir do 3º ano de escolaridade, e, em algumas instituições, logo a partir do 1º ano.
- Com 480 horas curriculares, a língua inglesa surge como a terceira disciplina com mais peso, depois da língua sueca e da Matemática.
- No final do 9º ano, há exames nacionais em apenas três disciplinas – sueco, inglês e matemática. O exame nacional garante a comparabilidade de formação a nível do país.


RELIGIÃO

O luteranismo é a religião de 86% dos suecos.

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto