Rússia

Informações gerais

A RÚSSIA

A Federação da Rússia é um país do hemisfério norte que abrange um terço da Ásia e quase metade da Europa, foi o centro político do Império Russo (1721 a 1917) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
A língua oficial da Federação da Rússia é o Russo moderno, porém, cada república têm o direito de desenvolver a sua própria língua. A nível diplomático, o russo é obrigatoriamente usado para os diálogos entre Moscovo e as demais regiões de país.

GEOGRAFIA

Em termos territoriais, é o maior país do Mundo, com um comprimento máximo de 7700 quilómetros e uma largura de 2800 quilómetros, totalizando uma área de 17 075 200 km2, estendendo-se por quase metade da Europa e por cerca de um terço da Ásia. A Rússia ainda possui, além da porção metropolitana continental, o enclave de Kaliningrado, na zona do Mar Báltico, e uma série de ilhas e arquipélagos árcticos, entre os quais os mais importantes são a Terra de Francisco José, as ilhas da Novaya Zemlya, a ilha de Kolguev, o arquipélago da Terra do Norte, as ilhas da Nova Sibéria e a ilha de Wrangell. Inclui também várias ilhas e arquipélagos no Extremo Oriente, em particular a ilha Sacalina, as ilhas Curilas e as ilhas Komandorskie.
A Rússia domina quase metade da Europa e 3/4 da Ásia. Este factor faz com a Rússia possua vários climas diferentes.
A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registam-se temperaturas da ordem dos 30 aos 40 graus negativos. A sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes onde as temperaturas chegam aos 8 graus negativos. O Verão na Rússia também é variável de região a região registando-se temperaturas médias de 25ºC.
A Rússia é atravessada por quatro climas – árctico, subárctico, temperado e subtropical.


ECONOMIA


Nem tudo foi bom após a queda da URSS. Apesar de maior democracia, a Rússia entra em profunda crise. Os analistas afirmaram que Yeltsin agiu precipitamente ao decidir privatizar tudo e a baixo custo. Isto provocou uma desvalorização accentuada da moeda - o rublo.
As dívidas ao Mundo, a falta de serviços e bens, o atraso industrial, fez com que a Rússia importasse muito e exportasse pouco.
Em 1997, a Rússia entra numa recessão e em 1998, a economia estagnaIsto criou um sentimento de revolta na população: o desemprego, a falta de serviços, os altos preços e um certo abandono pelo Mundo.
A partir de 1999, com Putin no governo, a economia russa teve início a um crescimento econômico muito grande assumindo-se novamente como uma das economias mais ricas do mundo e em constante crescimento graças às exportações de petróleo, gás natural, etc.
Para 2007, o governo federal prevê que o PIB será de US$1,2 triliões, ou seja, 31,2 triliões de rublos.
Com estes valores, a Rússia é considerada uma das economias mais potentes do mundo ocupando um lugar no G8 ao lado da UE.


POLITICA

Durante mais de 80 anos a Rússia é submetida a um regime chamado Comunismo. Introduzido por Lenin em 1917, este cria o sistema do comum a todo. O capitalismo é erradicado e são criadas as Repúblicas Socialistas Soviéticas formando a União das Repúblicas Sociais Soviéticas - URSS.

Com o Presidente Gorbachev começa a abertura da Rússia para o mundo através de dois programas: Glasnost (abertura) e Perestroika (reestruturação). Apesar de tudo, o comunismo na Rússia viria inevitavelmente a cair, em 1991.

Boris Yeltsin foi o primeiro presidente da Rússia na era pós-comunistas. Lança reformas radicais para modernizar a Rússia e lançar o país no capitalismo. Contudo, não tem sido fácil, pois os comunistas ainda tinham muita influência no país. Após o comunismo, a Rússia entra numa crise profunda e possui dívidas ao Mundo. Yelstin privatiza quase tudo de forma a obter lucro: até a grande empresa de petróleo Lukoil foi privatizada.
A Rússia é um país recentemente Democrático, sendo o sistema uma Democracia Federal, os três poderes do Estado – Legislativo, Executivo e Justiça são independentes uns dos outros.

EDUCAÇÃO

A Rússia possui um dos níveis de analfabetismo mais baixos do mundo – apenas 0,6%. Ou, em termos de literacia, 98% da população sabe ler e escrever. Isto deve-se ao sistema educacional criado durante a era da URSS (era em que praticamente 100% da população sabia ler e escrever). Cerca de três milhões de estudantes estavam inscritos em cerca de 519 institutos superiores e em 48 universidades. Com grande ênfase à Ciência e à Tecnologia, quase todos os estudantes acabavam os cursos com diplomas de altas referências e qualidades.
Hoje em dia, a Rússia possui 618 institutos superiores de educação pertencentes ao Estado – todos eles com referências do governo. Ainda existem outros 619 institutos privados, dos quais metade tem também referência do governo russo.
O Sistema da educação russa pode ser dividido em três grupos:
O Básico: 9 anos. Ao fim destes anos, o estudante recebe um diploma e pode optar por seguir os seus estudos numa escola secundária;
O Secundário: entre dois e três anos. Os estudantes recebem uma educação mais específica com a sua vocação. Após isto pode optar por entrar numa universidade ou num instituto superior.
O Ensino Superior: 4 anos. A partir daqui, os estudantes escolhem o seu curso e quando o terminarem recebem o diploma Bakalavr – semelhante à licenciatura em Portugal.


RELIGIÃO

Hoje em dia, com cerca de 5000 associações religiosas, tem como predominante a Igreja Ortodoxa Russa. Os fiéis ortodoxos fazem parte da tradição cristã chamada Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, mais conhecida como Igreja Ortodoxa e os seus fiéis Cristãos Ortodoxos.
Em segundo lugar vêm o Islão com 3000 associações. Por fim, vêm outras religiões com menor representação como o Cristã católica, os luteranos, etc.

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto