Turquia

Informações gerais

A TURQUIA

A Turquia, cujo nome oficial é República da Turquia, é um país eurasiático constituído por uma pequena parte européia, a Trácia, e uma grande parte asiática, a Anatólia. Limita com oito países: a Bulgária a noroeste, a Grécia a oeste, a Geórgia a nordeste, a Armênia, o Irã e o Nakichevan azerbaijano a leste, e o Iraque e a Síria a sudeste. É banhada pelo Mar Negro ao norte, pelo Egeu e o Mar de Mármara a oeste e pelo Mediterrâneo ao sul. Sua capital é Ancara.


GEOGRAFIA

O território da Turquia (coordenadas 36° a 42° N e 26° a 45° E) encontra-se na Eurásia e apresenta um formato aproximadamente retangular, com uma extensão L-O de 1.660 km e N-S de menos de 800 km. A área total do país, inclusive as superfícies lacustres, totaliza 779.452 km², dos quais 97% (755.688 km²) se encontram na Anatólia (também conhecida como Ásia Menor), no oeste da Ásia, e 3% (23.764 km²), na Europa (a chamada Trácia). É o 36º país em território, comparável em área ao Chile, sendo um pouco menor do que o estado brasileiro do Mato Grosso.

Nos termos da constituição turca, a Turquia é uma república democrática, secular e constitucional cujo sistema político foi estabelecido em 1923, após o fim do Império Otomano. Atualmente, negocia sua adesão como membro pleno da União Européia.
A Turquia e seus Estados antecessores foram uma ponte entre as culturas ocidental e oriental e o centro de diversas grandes civilizações.
A Anatólia é formada por um planalto central alto e planícies litorâneas estreitas, com os Montes Tauros ao sul. O terreno interior da Anatólia torna-se progressivamente mais acidentado à medida que avança para o leste, ali encontrando-se rios como o Eufrates e o Tigre, bem como o Lago Van e o Monte Ararat (5.137 m), este o ponto culminante da Turquia.
As diversas regiões da Turquia apresentam climas diferentes. Os litorais egeu e mediterrâneo têm invernos frios e chuvosos e verões quentes e relativamente secos. As montanhas próximas ao litoral impedem que a influência do Mediterrâneo avance para o interior, conferindo às regiões longe da costa um clima continental com estações diferenciadas. O planalto central anatólio é mais sujeito a extremos do que as regiões do litoral, apresentando invernos especialmente rigorosos.

ECONOMIA

A economia turca constitui-se num misto complexo de indústria e comércio modernos e um sector agrícola tradicional que, em 2005, ainda era responsável por 30% dos empregos.
A Turquia dispõe de um sector privado forte e em rápido crescimento, mas o Estado ainda desempenha uma papel preponderante nas áreas de indústria de base, bancos, transporte e comunicações.
Em 1º de janeiro de 2005, a lira turca foi substituída pela nova lira turca, com o corte de seis zeros.
Em 2005, a Turquia atraiu US$9.6 bilhões em investimento directo estrangeiro, resultado do programa económico que incluiu grandes privatizações, a estabilidade provocada pelo início das negociações para a adesão à União Europeia, o crescimento económico e mudanças estruturais nos sectores bancário, de varejo e de telecomunicações.
Seus principais parceiros comerciais são a Alemanha, o Reino Unido, a Itália, os Estados Unidos, a França e a Espanha.


POLITICA

Nos termos da constituição turca, a Turquia é uma república democrática, multi-partidária, secular e constitucional cujo sistema político foi estabelecido em 1923, após o fim do Império Otomano. O presidente da República, eleito pela Grande Assembleia Nacional para um mandato de sete anos, é o chefe de Estado. O governo é chefiado por um primeiro-ministro e composto pelo conselho de ministros. O poder Legislativo compete ao governo e à Grande Assembleia Nacional. O poder Judiciário é independente do Executivo e do Legislativo.
Actualmente, negoceia sua adesão como membro pleno da União Europeia.


EDUCAÇÃO

A educação é obrigatória e gratuita para a faixa escolar do ensino fundamental, entre 6 e 14 anos de idade. Em 2001, quase 100% das crianças naquela idade escolar estavam matriculadas. Cerca de 95% dos alunos dos ensinos fundamental e médio frequentam escolas públicas, embora a classe média procure, cada vez mais, escolas particulares, devido à qualidade irregular do ensino público.
Em 2001, havia cerca de 1200 instituições de ensino superior, das quais 85 são universidades. Há universidades públicas e privadas na Turquia.


RELIGIÃO

99% da população Turca é considerada muçulmana, na sua maioria pertencentes ao ramo sunita do Islão.

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto