Islândia

Informações gerais

A ISLÂNDIA

A Islândia é um país insular que, embora se situe precisamente sobre a Dorsal Média Atlântica, é geralmente englobado na Europa. A ilha é banhada pelo Oceano Atlântico a sul e oeste, e pelo Mar da Noruega a norte e a leste. Os territórios mais próximos são a Groenlândia a noroeste, da qual está separada pelo Estreito da Dinamarca, as Ilhas Feroe a sueste e, bastante mais longe, a ilha norueguesa de Jan Mayen, a nor-nordeste. É considerado um dos melhores países do mundo para se viver devido ao seu alto padrão de vida, ao seu elevado índice de desenvolvimento humano (IDH) e à alta qualidade de vida da sua população. A Islândia é um dos poucos países do mundo que não tem exército. A capital da Islândia é Reiqui

GEOGRAFIA

A Islândia é uma grande ilha vulcânica localizada no Atlântico Norte. Constitui a maior parcela geográfica totalmente de origem vulcânica do mundo. Por consequência, tem uma actividade geotérmica importante. Está localizada na Dorsal Média Atlântica do Atlântico norte, a oriente da Gronelândia e logo a sul do círculo polar ártico. O rift associado à dorsal Médio-Atlântica, que marca a divisão entre a placa euro-asiática e a placa norte-americana cruza a Islândia de sudoeste a nordeste. Este fenómeno geográfico está bem patente no Parque Nacional de Þingvellir onde o promontório criou um Anfiteatro natural.


POLÍTICA

A Islândia é uma republica constitucional


ECONOMIA

A economia da Islândia é de tipo capitalista, semelhante às de outros países nórdicos, com presença de um estado do bem-estar social. As taxas de desemprego são baixas, e a distribuição de rendimentos é bastante ampla.
A economia da Islândia é modesta, dependente em grande parte da pesca e indústria relacionada, que respondem por quase 70% das exportações. O estado da economia nacional dependente grandemente do mercado para produtos de origem marinha.
Outras fontes importantes de exportação incluem alumínio, ferro-silício, equipamento para pesca e processamento de produtos marítimos, e lã. O comércio exterior desempenha um papel importante na economia da Islândia. Exportações e importação equivalem, cada uma, a um terço do PIB. A maior parte das exportações é para os EUA, para o Japão e para outros países.
A Islândia usufrui da força geotérmica como recurso energético para todas as atividades, devido sua localização, em um território cheio de vulcões.

EDUCAÇÃO
 

 

Na Islândia, o ensino primário é obrigatório: começa aos 6 anos e termina aos 16 anos de idade. O ensino secundário tem uma duração de dois a quatro anos, dos 16 aos 20 anos. Várias entidades na Islândia oferecem uma série de oportunidades no âmbito do ensino superior, formação profissional, aprendizagem de línguas e educação não formal.

RELIGIÃO

Cerca de 91% da população pertence à igreja oficial, a Igreja Evangélica Luterana, ou a outras igrejas luteranas. Entretanto, a Islândia tem completa liberdade religiosa, e outras congregações protestantes e o catolicismo também estão presentes.

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto