Finlândia

Informações gerais

A FINLÂNDIA

Para além da natureza mística do norte, a Finlândia é um país nórdico moderno, com elevado nível de vida e economia e tecnologia avançadas. Classificado como 13º melhor país no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. Cuja capital é Helsínquia.
Onde se pode observar a Aurora Boreal (Segundo a lenda, as caudas das raposas que corriam pelos montes da Lapónia, batiam contra os montes de neve e as faíscas que saíam desses golpes reflectiam-se no céu.) e o Sol da meia-noite (quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas seguidas) na parte mais a norte, a Lapónia.
Existem duas línguas oficiais: o finlandês falado por 93% da população e o sueco falado por 5,7%. No norte do país, cerca de 1800 pessoas falam o lapão. A maioria da população domina outras línguas, nomeadamente o inglês

GEOGRAFIA

A Finlândia situa-se no Norte da Europa. Um quarto da sua superfície situa-se a norte do Círculo Polar Árctico. Os países vizinhos são a Suécia a oeste, a Noruega a norte, a Rússia a leste, e a Estónia, na margem sul do Golfo da Finlândia. A Finlândia é justamente conhecida como um país de florestas, as quais ocupam cerca de três quartos da superfície do país, que é de 338.000 quilómetros quadrados. Outras características da Finlândia são os seus muitos milhares de lagos e uma grande profusão de ilhas. Os lagos e os cursos de água cobrem dez por cento do território nacional. A Lapónia finlandesa, é caracterizada pelos seus montes com uma forma arredondada.
O principal arquipélago situa-se junto à costa sudoeste, enquanto a principal região dos lagos, cujo núcleo é constituído pelo Lago Saimaa, que se situa no Leste do país.
O clima é caracterizado por Invernos frios e Verões quentes, mas as temperaturas no Inverno são moderadas pela influência do Mar Báltico e dos ventos de Oeste que sopram do Atlântico, aquecido pela Corrente do Golfo. A temperatura média anual na capital, Helsínquia, é de 5,3 C. No Verão, a temperatura diurna mais alta no sul da Finlândia chega a atingir os 30 C. Durante os meses de Inverno, especialmente em Janeiro e em Fevereiro, as temperaturas de 20 graus negativos não são raras.
No Norte, para além do Círculo Polar Árctico, não há pôr-do-sol durante 73 dias no Verão, fenómeno que dá origem ao sol da meia-noite. Nesta mesma região, durante a escuridão do Inverno, o sol permanece abaixo da linha do horizonte durante 51 dias, o que dá origem ao fenómeno da noite polar a que os finlandeses chamam, na sua língua, "kaamos"

POLÍTICA

A Finlândia é hoje uma república democrática tendo-se constituído organicamente em República em 1919. O poder legislativo é exercido pelo Parlamento conjuntamente com o Presidente da República, sendo da competência deste o poder executivo. O Parlamento (Eduskunta) é composto por 200 deputados eleitos por sufrágio universal directo, segundo um sistema proporcional, por um período de quatro anos. O Chefe de Estado e Chefe Supremo das Forças Armadas é o Presidente da República, o qual é eleito por um período de 6 anos. O Presidente é responsável pela política externa e pode demitir o Governo e convocar novas eleições. O Presidente nomeia o Primeiro-Ministro, que escolhe os membros do seu gabinete, sendo essa escolha sujeita a aprovação. O Governo é, por sua vez, responsável perante o Parlamento.
A Finlândia está dividida em 5 províncias administrativas dirigidas por um governador nomeado pelo Presidente da República e um território autónomo (landsting) – a Ilha de Alândia, situada entre a Finlândia e a Suécia, que tem autonomia para legislar em matéria de assuntos internos e possui um representante no Parlamento. O país é composto por 461 municípios, com responsabilidades ao nível do funcionamento das escolas, dos serviços de saúde e dos assuntos sociais. Os municípios têm ainda poderes para cobrar impostos.

ECONOMIA

A silvicultura e as industrias ligadas à madeira, tais como as indústrias da celulose e do papel, constituem a base da economia finlandesa. A indústria metalúrgica foi a que registou maior desenvolvimento nos últimos anos, o que se deve em grande parte à silvicultura, uma vez que são necessárias máquinas e outro equipamento para o derrube de árvores e para a produção de pasta de papel. Outros sectores muito relevantes são as telecomunicações (Nokia) e as indústrias de alta tecnologia, que têm um peso importante nas exportações.

EDUCAÇÃO

O facto das taxas de literacia finlandesa estarem entre as melhores – ou serem mesmo a melhor – do mundo é um tributo à eficiência do sistema finlandês da educação.
O sistema escolar começa com o ensino pré-escolar que precede a entrada na escola básica, quando a criança atinge os sete anos. O ensino básico perdura até ao nono ano, após o qual os estudantes têm a possibilidade de prosseguir com os seus estudos via formação profissional ou no liceu. Cumpridos os três anos do liceu (até à idade de 18 ou 19 anos), os estudantes participam num exame final do ensino secundário depois do qual eles podem continuar os estudos no ensino superior, numa escola politécnica ou numa universidade.
A primeira universidade, a Academia Real de Turku, foi fundada em 1640 (quando a Finlândia ainda pertencia à Suécia). Actualmente há, na Finlândia, 20 universidades, com uma frequência de 135.000 estudantes, 52% dos quais são do sexo feminino, a maior parte das quais pertencem e são financiadas pelo Estado.
Os estudantes não têm de pagar propinas. É exigido às universidades que alcancem elevados standards internacionais na investigação, educação e na instrução cumprindo os princípios éticos e boas práticas científicas.
Além do ensino superior existe a opção de ensino para adultos e uma excelente estrutura de escolas nocturnas, formação profissional e cursos de reconversão profissional de adultos que alcança todo o país. Este sistema foi considerado prioritário nas últimas décadas, devido a ter sido reconhecido que as gerações recentes têm beneficiado de standards de educação que não estavam necessariamente disponíveis às pessoas mais velhas.

RELIGIÃO

Cristã (92% luteranos, 1% ortodoxos gregos)

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto