Eslováquia

Informações gerais

A ESLOVÁQUIA

Depois de ter reconquistado a independência e alcançado a estabilidade política e económica, a Eslováquia começa agora a mostrar ao mundo todos os seus encantos, como o país dos castelos.
De 1918 até 1993 fez parte da Checoslováquia, país que se dividiu, na sequência do fim da Guerra-fria e da queda do Muro de Berlim, dando origem à República Checa e à Eslováquia, tornando-se a Republica Eslovaca. A capital é Bratislava e a língua oficial é o Eslovaco. A Eslováquia aderiu à União Europeia em 2004. 

GEOGRAFIA

A República Eslovaca é um país situado no centro da Europa, num local de importantes cruzamentos entre o norte e o sul, nordeste e oeste da Europa. Nasceu com a separação da ex. Checoslováquia em 1993. Tem uma superfice aproximada de 49.035 Km2, da qual 50% são terras de cultivo e 41% terreno florestal. Faz fronteira com a República Tcheca, Áustria, Polónia, Hungria e Ucrânia.
É um país sem costas marítimas. Morfológicamente o seu território é constituido por correntes montanhosas de Cárpatos Ocidentais, em que se encontram os Tatras, um conjunto de montanhas que se extendem desde a fronteira com a Polónia em direcção ao sul da Eslováquia. Presença de grandes extensões de colinas e planaltos. A maior altitude do país é Gerlachovka, de 2.665m, nos Cárpatos.
Hidrograficamente, o território eslovaco é totalmente tributário do Danubio, rio navegável que faz fronteira com a Hungria. Outros rios são o Váh, Hron, Nitra, Orava e o Morava.
O clima é continental moderado, com Verões quentes e chuvosos nas terras baixas e com Invernos frios, especialmente nas zonas montanhosas. 


POLÍTICA

O Sistema Político é uma República Parlamentar e o Governo uma  Democracia Parlamentar.
O Chefe de Estado do país é o presidente, eleito para um mandato de 5 anos. A maioria das funções do poder executivo é exercida pelo primeiro-ministro, que normalmente pertence ao maior partido do governo e é indicado pelo presidente.

O cenário político eslovaco comporta um amplo espectro de partidos políticos incluindo vários partidos social-democratas e o nacionalista Partido Nacional Eslovaco.

ECONOMIA

A economia eslovaca tem como sectores mais fortes as indústrias pesadas, nomeadamente, a metalúrgica, a agro-alimentar, a electricidade, a mineira, a química, a maquinaria e o papel. De notar que a indústria emprega, ainda, 30% da população activa. A agricultura é relativamente desenvolvida, sendo que a Eslováquia não tem déficit da sua balança agrícola e as suas produções mais fortes são as batatas, o trigo e outras oleaginosas.
A exploração mineira é o sector mais desenvolvido do país e abrange o ferro, o cobre, a magnesite, o chumbo e o zinco. A indústria produz aço, plásticos, materiais de construção, fertilizantes, produtos alimentares, bebidas e tecidos. Os principais parceiros comerciais da Eslováquia são a República Checa, a Rússia, a Alemanha e a Áustria.

EDUCAÇÃO

O ensino eslovaco é também sinónimo de rigor, exigência e disciplina, o que em bom rigor se traduz num enorme sucesso na formação das futuras gerações. É um país sem analfabetos, sem abandono escolar.
O problema situa-se no drama orçamental que faz com que por vezes faltem livros, lápis e giz. Todos os anos, há estabelecimentos de ensino que se vêem obrigados a fechar portas por falta de dinheiro para o aquecimento. Num país onde o Inverno é matematicamente feito de temperaturas quase sempre abaixo de zero.


RELIGIÃO

As religiões maioritárias são o catolicismo e o Protestantismo

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto