Itália

Informações gerais

A ITÁLIA

Península da Europa meridional banhada pelo Mar Mediterrâneo, a Itália tem uma superfície de 301.341,03 km2 e faz fronteira terrestre a norte com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovénia. Além da sua península existem, na vizinhança, numerosas ilhas e ilhéus, sendo as maiores a Sicília a sudoeste e a Sardenha a oeste. No seu território existem os estados autónomos da Cidade do Vaticano em Roma e a República de San Marino na vertente adriática.
A Itália tem 58 752 milhões de habitantes e uma densidade populacional média de 192 habitantes por km2, sendo Roma a cidade mais densamente povoada com 2.840.259 habitantes. O país conta com cerca de 884.555 residentes estrangeiros, dos quais 150.000 são oriundos de outros países comunitários, principalmente da Alemanha, Reino Unido e França.


GEOGRAFIA

A maior parte da Itália está localizada na Península Itálica, no continente europeu, e onde dois enclaves independentes estão localizados: a República de San Marino e o Vaticano. As ilhas de Sicília, Sardenha e Elba também fazem parte da Itália.
A Itália limita-se ao norte com Suíça e com Áustria, a leste com a Eslovénia, com o Mar Adriático (através do qual contacta também com a Croácia, Montenegro, Albânia, e com o Mar Jónico, que a separa da Grécia. A Itália limita-se a sul com o Mar Mediterrâneo (incluindo o Canal de Malta que separa a Sicília de Malta), com o Mar Tirreno e com o Mar da Ligúria (ambos separando o território peninsular das ilhas da Sicília e Sardenha e da ilha francesa da Córsega). Finalmente, a Itália limita-se ao oeste com a França. O terreno italiano é bastante acidentado, com os Apeninos formando o esqueleto central da península. O ponto mais alto do Itália é o Monte Branco, com seus 4810 metros, mas dois vulcões estão mais associados com o país: o Monte Etna, na Sicília, e o Monte Vesúvio, perto de Nápoles.
Na cultura popular é comum associar o formato político-geográfico da Itália à uma bota.

POLÍTICA

A Itália é uma república parlamentar. O poder legislativo e de controlo do executivo é exercido pelo Parlamento, composto por duas câmaras, a Câmara dos Deputados e o Senado, eleitas por cinco anos por sufrágio directo e universal. A primeira tem 630 deputados e a segunda 315 senadores. Os senadores são eleitos pelas regiões.
O Parlamento elege o Presidente por escrutínio secreto. O Presidente da República nomeia o Presidente do Conselho de Ministros e, sob proposta deste, os Ministros. Promulga as leis e pode usar o seu direito de veto contra uma decisão do Parlamento. O mandato presidencial tem uma duração de sete anos, podendo haver reeleição.
O Governo é constituído pelo Presidente do Conselho de Ministros e pelos Ministros.
A Itália encontra-se subdividida em 20 regiões administrativas, dotadas de grande autonomia. Cinco delas gozam de um estatuto especial que lhes confere uma autonomia mais alargada: Vale de Aosta, Trentino-Alto-Adige (Tirol do Sul), Sicília, Sardenha e Friuli-Venezia Giulia.


ECONOMIA

Nas últimas décadas a Itália passou de um país essencialmente agrícola a um país fortemente industrializado, verificando-se, no entanto, disparidades visíveis entre o norte e o sul. Apesar da exploração de minérios existentes (ferro, bauxite e enxofre), o sul é essencialmente agrícola. Os principais produtos agrícolas italianos são: o trigo, a beterraba, a maçã, o milho, o arroz, o vinho e o azeite, em que a Itália é o maior produtor mundial. O norte do país é fortemente industrializado. Entre as principais indústrias destacam-se a indústria automóvel (Fiat, Lancia, Alfa Romeo), a têxtil e do calçado, e a indústria química. As belas cidades, as praias do Adriático, as montanhas alpinas e as manifestações culturais como o carnaval e o festival de cinema de Veneza promovem o turismo que é uma importante fonte de receitas.O sector da pesca desempenha também um papel importante na economia italiana.

EDUCAÇÃO

A escola na Italia é pública, gratuita e de qualidade. Existem também escolas privadas, mas é escolha de poucos e por motivos pessoais.
A escola pública é de qualidade em todos os sentidos (formação de professores, estrutura física, actividades desenvolvidas, etc).

Existem muitas universidades em toda Itália (mais de 30), uma só em cada cidade. As universidade foram fundadas geralmente na idade média. Algumas datam do começo do milênio, como a “università degli studi di Bologna”, que foi fundada em 1088 (a primeira da história).

RELIGIÃO

Cristã (83% católicos romanos).
A Sede Mundial da Igreja Católica Apóstolica Romana fica no Vaticano, um Estado Religioso Independente, que fica em território Italiano, e que tem por representante a figura do Papa. A segunda maior religião do país em importância são as Testemunhas de Jeová

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto