5 maneiras de ser mais feliz no trabalho

26 de Julho de 2019
5 maneiras de ser mais feliz no trabalho

Se o seu desejo é ser mais feliz no trabalho, então terá que se esforçar para consegui-lo.
Tal como ganhar músculos ou comer de forma saudável exige planeamento e esforço, ser mais feliz no trabalho também é algo que tem de ser trabalhado. É uma habilidade que requer prática. A boa notícia é que existem coisas simples e cientificamente comprovadas que podem ser feitas para ajudá-lo a mais ser feliz no trabalho e que não exigem grandes mudanças.

Começar o dia de forma positiva

A maneira como se sente de manhã, ou seja, o seu humor matinal irá afetar todo o seu dia de trabalho.
Foi realizado um estudo, em que os pesquisadores analisaram o humor e o desempenho dos colaboradores que trabalhavam na parte de atendimento ao cliente. Aqueles que estavam de bom humor de manhã foram mais produtivos durante o dia e relataram ter interações mais positivas com os clientes.
Então, faça questão de fazer algo pela manhã que o faça sentir-se bem.
Por exemplo, tire alguns minutos para saborear o seu pequeno-almoço. Isso significa fazer uma pausa para aproveitar o momento, concentrando-se naquilo que sente enquanto toma a sua primeira refeição do dia sem pensar em mais nada - sem enfardar e sem pressas.
Se possível, apanhe um pouco de ar fresco logo pela manhã e irá sentir-se ótimo. Uma pesquisa comprovou que apenas 20 minutos de ar fresco é suficiente para aumentar a felicidade e as sensações de bem-estar.

Ajudar os colegas de trabalho

Ajudar os outros traz felicidade. E, ajudar os seus colegas contribui para que se sinta mais feliz no trabalho.
Por exemplo, um estudo descobriu que pessoas de 30 e poucos anos que consideraram que ajudar os outros no trabalho era importante relataram sentirem-se mais felizes quando questionadas três décadas depois. Ajudar os colegas de trabalho parece criar um ciclo virtuoso. De acordo com outro estudo, os trabalhadores mais felizes ajudam os colegas em 33% a mais do que aqueles que não estão felizes.
Você não precisa fazer nada de grandioso ou heróico para ajudar. Pergunte se eles precisam de ajuda nalguma coisa. Sempre que algum colega lhe pedir ajuda tente fazer o que puder para ajudar.

Apostar na formação e desenvolvimento pessoal

Hoje em dia o mundo e as tecnologias evoluem a um ritmo sem precedentes. Antigamente, uma pessoa poderia passar toda a sua vida de trabalho na mesma empresa e realizando sensivelmente as mesmas tarefas sem grande necessidade de aprender coisas novas. Eram tempos em que os avanços tecnológicos demoravam muitos anos a acontecer.
Atualmente é quase um requisito obrigatório estarmos em constante atualização, sempre a evoluir e a aprender coisas novas, e se uma pessoa não conseguir acompanhar esta constante evolução irá certamente sentir-se mais infeliz no trabalho.
Por isso, invista na sua formação e no desenvolvimento das suas competências e isso irá fazer de si uma pessoa mais segura, mais realizada e mais feliz com o seu trabalho.
Aproveite e consulte aqui as ofertas de cursos financiados que pode frequentar para atualizar e/ou aprofundar os seus conhecimentos e competências (tanto pessoais como profissionais).

Fazer progressos e reconhecê-los

Numa pesquisa em que foi estudada a motivação no local de trabalho descobriu-se que uma das causas mais poderosas do moral positivo dos funcionários e da felicidade no trabalho era a pessoa sentir que estava a progredir e fazer avanços significativos.
Tente o seguinte:
Antes de começar o seu dia de trabalho, anote três pequenas coisas que irá fazer. Faça-as, e de preferência antes mesmo de abrir o e-mail ou começar a fazer chamadas. Risque-as da lista. No final do dia, olhe para a sua lista e reconheça que fez progressos.
Se você tem um grande projeto em mãos, por vezes pode ser difícil sentir que está a avançar, a menos que o mesmo esteja dividido em partes mais pequenas. Por isso, divida as tarefas maiores em pequenas partes porque dessa forma irá sentir que está a progredir diariamente.

Terminar o dia de trabalho com uma simples pausa para agradecer (expressar gratidão)

Certamente já deve ter reparado que os nossos cérebros são muito melhores a lembrar as coisas más do que as boas. Por exemplo, um estudo descobriu que o impacto negativo de retrocessos no trabalho era três vezes mais poderoso do que o impacto positivo de progredir.
Fomos condicionados evolutivamente a procurar o que está errado e a concentrar-nos nisso: isso ajuda-nos a protegermo-nos do perigo, o que é uma coisa boa, mas torna mais difícil a "tarefa" de sermos felizes.
A boa notícia é que você pode treinar o seu cérebro para se lembrar melhor das coisas positivas. Por outras palavras, você pode lutar contra o seu preconceito natural de negatividade.
A maneira mais simples de fazer isso é pensar em algo de positivo que aconteceu no seu dia e escrever num papel. Muitos estudos mostraram que quando as pessoas fazem isso regularmente, relataram sentir-se mais otimistas e mais satisfeitas com as suas vidas no geral.
Uma maneira de não se esquecer de agradecer (todos os dias) é criar um ritual de gratidão simples no final do dia e que seja difícil de ignorar. A melhor maneira de fazer isso é associar esse ritual a alguma coisa que já faz diariamente. Por exemplo, reflita sobre o seu dia concentrando-se nas coisas positivas e sinta-se grato assim que entrar no seu veículo e antes de o ligar para regressar a casa do trabalho.
Se puder compartilhar com outra pessoa algo de positivo sobre o seu dia, melhor ainda. As pesquisas mostram que falar de experiências positivas com outras pessoas aumenta o valor positivo dessas mesmas experiências em termos de bem-estar, aumentando também os seus efeitos posteriores.

http://www.cursosfinanciados.pt/

 

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto